É oficial: Google começa a liberar nova versão do Gmail

É oficial: Google começa a liberar nova versão do Gmail


Depois de ter vazado informações e capturas de tela de que o Google estrearia uma nova versão do seu popular serviço de e-mail para a web, a companhia, finalmente, anunciou nesta quarta-feira (25) que começou a liberá-la. Vale dizer, entretanto, que essa atualização não será entregue para todos os 1,4 bilhão de usuários da plataforma hoje – então, não fique decepcionado ao entrar na sua caixa de entrada e ver que nada mudou.

Trata-se da maior repaginação do serviço de e-mail nos últimos anos. Além de novos recursos como modo confidencial, pausa em notificações, o Gmail ganhou um novo visual para a web. As mudanças, de acordo com o Google, visam ajudar seus usuários a se tornarem mais produtivos no trabalho – algo que pode agradar tanto usuários finais quanto os corporativos.

O que muda

Um dos recursos que será entregue é a função “Smart Reply” ou “respostas inteligentes” que já estava disponível para o aplicativo móvel. Usando algoritmos, o Google consegue entender o teor dos e-mails e sugerir respostas automáticas para o remetente – caso você não tenha tempo ou inspiração para dar uma resposta, o recurso pode vir em boa hora.

Notificações são importantes, claro, mas o excesso delas tende a tirar você do foco de coisas mais urgentes. O novo Gmail agrega recursos que visam barrar as distrações e ajudar o usuário a ser mais eficiente. E-mails com anexos, como imagens, permitirão visualizá-los sem a necessidade de abrir a conversa. Um botão de “soneca” possibilitará silenciar e-mails selecionados. O acesso ao Google Calendar e Tarefas – agora disponível no Android e iOS – também está mais fácil.

Lembretes – Dada a quantidade de e-mails que você recebe, talvez você acabe se esquecendo de retornar algum que poderia ser realmente importante. Agora, o Google chamará atenção para isso, informando quanto tempo você recebeu um e-mail, com uma simples sugestão: “Retornar?”. O Google também agora passará a concentrar as notificações de e-mails que considerar de “alta prioridade”, apesar de não ter dado mais detalhes de como funcionará tal filtro.

Gmail-Unsubscribe-1

Newsletters – assinar newsletters pode ser uma forma de ter acesso a conteúdos privilegiados e resumidos de alguns portais e serviços. Mas se o Google notar que você não anda abrindo algumas delas, ele começará a sugerir quando você pode cancelar a assinatura.

Alertas de segurança e Modo Confidencial – Com esses dois novos recursos, o Google reforça o caráter, digamos, mais corporativo do seu popular serviço de e-mail. O primeiro alertará – de forma bem visual – quando você receber algum e-mail potencialmente perigoso para a cibersegurança das suas informações. Já o Modo Confidencial permite remover a opção de encaminhar, copiar, baixar ou ainda capturar mensagens. “É útil para quando você precisar enviar informações sensíveis via e-mail como números de identidade ou declaração de impostos”, diz o Google. Você também poderá, agora, colocar um prazo de validade para um e-mail.

Como usar


O Google informou que os novos recursos e design serão liberados para todos os usuários nas próximas semanas. Mas informou que aqueles que desejam testar algumas das novas habilidades podem fazê-lo ao ir em “Configurações” e selecionar “Tente o novo Gmail”. Mas caso você se arrepender da sua escolha, você ainda pode retornar a versão antiga ao selecionar “Volte para o Clássico Gmail”. Em nossos testes na redação, porém, a atualização do Gmail ainda não havia sido liberada.

Fonte: IDGNow

Categories Blog News