Comissão Europeia investiga Google por possíveis práticas anticompetitivas

Comissão Europeia investiga Google por possíveis práticas anticompetitivas

Comissão Europeia investiga Google por possíveis práticas anticompetitivasEm um discurso feito hoje numa conferência na Holanda, a comissária antitruste da comissão europeia, Margrethe Vestager, informou que o órgão está “investigando atenciosamente os contratos do google com operadoras e fabricantes de smartphones que usam seu sistema operacional Android”.

De maneira mais específica, a Comissão acredita que a empresa aproveita o sistema operacional dos dispositivos para promover seus próprios aplicativo. Essa prática dá a aplicativos como o Gmail e o Google Tradutor (por exemplo) uma vantagem desleal sobre aplicativos com funções semelhantes.

“Nossa preocupação é que, ao exigir das fabricantes e operadoras que pré-instalem um conjunto de aplicativos do Google, em vez de deixá-las decidir quais aplicativos instalar, o Google pode ter cortado uma das principais maneiras por meio das quais novos aplicativos podem chegar a seus clientes”, disse Vestager.

Resposta

O Google enviou um comentário sobre o caso ao TechCrunch se posicionando sobre a situação: “Qualquer um pode usar o Android com ou sem aplicativos do Google. Produtores de hardware e operadoras podem decidir como usar o Android e consumidores têm a última palavra sobre quais aplicativos querem usar em seus dispositivos. Nós continuamos a discutur isso com a Comissão Europeia”.

A Comissão Europeia é o braço executivo da União Europeia e, entre outras atividades, é o órgão responsável pela regulamentação das práticas comerciais da região. A Comissão já investigou (ou está investigando) outras gigantes de tecnologia por conta de práticas anticompetitivas, tais como a IBM, a Apple e a Amazon. O órgão também já recomendou aos cidadãos da Europa que apaguem suas contas do Facebook para proteger a privacidade de seus dados.

Fonte: Olhar Digital

Categories Blog News