Check-ins e tweets ajudam a prever supervalorização de regiões

Check-ins e tweets ajudam a prever supervalorização de regiões

Check-ins e tweets ajudam a prever supervalorização de regiõesPesquisadores britânicos descobriram que check-ins nas redes sociais e tweets podem ajudar a prever quando uma região ou bairro começa a ser supervalorizada, podendo causar danos para a população local com o aumento do custo de vida (processo conhecido como gentrificação).

A análise parte do princípio que o aumento de visitas a alguns bairros, check-ins em restaurantes e bares e presença de vários grupos em algum novo local na região podem indicar que ela está sendo supervalorizada.

Além disso, os pesquisadores acreditam que os usuários que utilizam o Foursquare e o Twitter para check-ins tendem a ser uma população de renda mais alta que ocasiona a valorização da área.

Nos últimos anos, os check-ins e tweets permitiram prevê a supervalorização da área de Hackney, em Londres, além de informar áreas próximas que podem ser supervalorizadas como Greenwich, Hammersmith, Lambeth e Tower Hamlets.

Apesar de ter passado por uma quantidade limitada de testes, os pesquisadores acreditam que usar essas ferramentas para prever a futura situação de uma região pode ajudar a população a se planejar e programar recursos para que ela não seja tão afetada.

Fonte: Olhar Digital

Categories Blog News