5 erros mais comuns no WordPress que você deve evitar

5 erros mais comuns no WordPress que você deve evitar

Até mesmo os usuários mais experientes e com bastante intimidade com a plataforma de gerenciamento podem cometer erros no WordPress. É por isso que, se você possui um site ou blog nesse sistema, precisa estar muito atento.

No caso de iniciantes na plataforma, cometer erros é ainda mais comum e é por isso que nós elaboramos este guia, com 5 erros no WordPress que você deve evitar. Quer saber quais são eles e jamais cometê-los em suas páginas na web? Então, siga a leitura e confira agora mesmo!

1. Manter plugins desnecessários

Muitas vezes, ao desenvolver um site ou blog, acabamos por instalar plugins que pensamos ser interessantes, mas que na realidade podem não ter nenhuma utilidade efetiva para o projeto.

É importante que esses plugins que não estão em uso sejam desativados do sistema, principalmente se eles são antigos e não recebem mais atualizações. Isso se deve ao fato de que eles acabam se tornando vulneráveis à ataques, podendo, até mesmo, hackear o seu site.

2. Não fazer atualizações

Você já deve ter observado que, ao acessar o painel administrativo de seu site WordPress, muitas vezes aparecem mensagens solicitando a atualização de plugins ou do tema que você utiliza.

Ignorar essas atualizações é um erro grave e que você não pode cometer. Conforme já visto, plugins que não são atualizados podem ser hackeados mais facilmente, causando danos irreparáveis ao seu site.

3. Não customizar o site

A customização dos templates e programação dos sites é uma das principais vantagens do WordPress e, mesmo assim, muitos usuários cometem o erro de não tirar proveito disso.

Você pode e deve customizar o layout do site ou blog, deixando-o com uma cara própria, como as cores da sua empresa ou marca, por exemplo, evitando que os usuários encontrem outro site muito parecido com o seu.

Além disso, também é possível customizar os permalinks e taglines, sendo que essa é uma boa prática de SEO para que o site apareça melhor posicionado em buscadores como o Google.

4. Não pesquisar para escolher o tema

Escolher o tema ideal para o seu site é muito importante e é preciso investir tempo de pesquisa para encontrar a melhor opção. Portanto, nada de instalar o primeiro que aparece na lista ou o que você achar mais bonito.

Cada site tem uma necessidade e é preciso encontrar um tema que supra o que é preciso. Portais de notícias, por exemplo, precisam de espaços multimídia para incorporar fotos e vídeos, bem como banners para seus anunciantes.

Outro ponto importante no momento da escolha, é optar por um tema com template responsivo, ou seja, que se adapte ao tamanho da tela em que é acessado.

Assim, um usuário que acessa o site em um smartphone ou tablet terá uma experiência tão boa e agradável quanto alguém que está em um computador de tela grande.

5. Não filtrar comentários

Em blogs ou portais de notícias é comum que os posts tenham um espaço para comentários dos usuários. Isso é muito importante, pois estimula a participação do público que pode, até mesmo, sugerir assuntos para serem discutidos ou melhorias a serem adotadas, por exemplo.

No entanto, é preciso escolher a opção para o filtro de comentários, para que você possa filtrar e moderar aquilo que será publicado ou não. Assim, críticas ofensivas ou com links de vírus que podem prejudicar os visitantes do seu site, podem ser vetados.

E você, comete algum desses erros no WordPress? Então, corre lá no seu site e corrija agora mesmo. Caso tenha alguma dúvida, você pode deixar um comentário no espaço abaixo!

Fonte: Blogbits

Categories Blog News